Guilherme Weber Instagram – Que pena que o Brasil ignora Denton Welsh. Nunca traduzido, nunca editado por aqui. Burroughs, um de seus maiores fãs, escreve no prefácio desta edição, “se existe um escritor que foi negligenciado foi Denton.”
Cheguei a ele pelo entusiasmo de John Waters em seu “Role Models” e me deparei com uma delicadeza tão original que não parecia ter sido inventada em 1945. Parecia ter sido inventada hoje, se ainda houvesse delicadeza no mundo. Ou melhor, parecia ser secular, algo de relatos de diários de gueixas ou interpretações de runas.
Orvil, em seus quinze anos, aproveita um feriado de verão, junto com seu pai e seus irmãos mais velhos, em um hotel luxuoso no campo. Impossível não lembrar de O Apanhador no Campo de Centeio e o tipo de intensidade sensível que nasce do fastio. Como Salinger, Denton Welsh em “Na Juventude está o Prazer”
realiza grandes coisas com a máxima economia de meios. Nada neste romance de formação tenta extorquir emoções falsas. Welsh começou a escrever durante longos períodos acamados após um grave acidente de bicicleta e a definição de Cyril Connolly para o autor é perfeita: “Tinha a clarividência de um gênio e a malícia de um convalescente.”
As caminhadas de Orvil pelo campo, pelo hotel e pela cidadezinha próxima vão marcando a conta gotas o princípio do seu amadurecimento, o polimento de suas memórias e o
respirar de uma brisa de homoerotismo belíssimamente equilibrada entre a dor e a beleza.
#dentonwelsh #inyouthispleasure | Posted on 17/May/2024 09:04:26
Check out the latest gallery of Guilherme Weber



