Filipa Maló Franco

Filipa Maló Franco Instagram – Generalizam que a amamentação para adormecer faz com que mantenham os despertares contínuos e que para que os deixem de ter, o adulto deve “ensinar a dormir”. Que os pais devem seguir tabelas de vigília. Que os horários devem ser rígidos. Que o co-sleeping causa perturbações de sono e ansiedade a dormir.

Uma coisa é a minha formação em psicologia clínica e especialização na área perinatal e parentalidade (formação essa que inclui o sono do bebé); como também, a minha prática clínica, e com ela, o acompanhamento de muitas famílias nas suas dinâmicas e experiências a par do trabalho de equipa e intervisão. Mas também, não posso deixar de falar da minha experiência de maternidade, e do meu filho Tomás que me ensinou muito. E fazendo a ressalva de que, não podemos pegar na nossa experiência e generaliza-la (daí que comecei por falar na formação e na prática clínica), não posso perder de vista que em minha casa, temos outro exemplo, de que realmente tudo se alinha, se esperarmos. Que queremos tudo demasiado rápido. Que as expectativas é que não estão ajustadas e que na maioria dos casos, só precisamos de TEMPO.

O Tomás é uma criança ainda amamentada e sempre lhe dei maminha para adormecer e em todos os despertares. Com outros cuidadores adormece de formas distintas, nunca tentei que fosse diferente e na escola sempre dormiu a sesta sem problemas.

Dormiu exclusivamente ao colo nos primeiros MESES. Sestas todas ao colo até cerca dos 8 meses. Dormiu connosco desde que nasceu e já há uns meses que vai para a cama ao lado da nossa, por desejo próprio. Nunca fomos rígidos com horários, nem rotinas.Implementamos uma rotina muito simples, capaz de ser feita em todo o lado para a previsibilidade que é tão importante, mas só após os 6 meses. Os horários foram adaptados ao ritmo dele e não ao contrário.

Faz sestas onde for, com luz ou sem luz. Sem problemas para adormecer em qualquer lugar (valha-nos o marsúpio), nem resistência para ir dormir de noite (e já sabe que quando começa a rotina dos dentes e história com maminha, é para dormir).

Este é um testemunho para sossegar os corações de quem tem medo que não corra bem ❤️. | Posted on 13/May/2024 02:18:11

Filipa Maló Franco

Check out the latest gallery of Filipa Maló Franco