Joana Amaral Dias Instagram – Marcelo consegue ser bazófias xenófobo e um ativista woke no mesmo jantar, simultaneamente. É obra! O ocupante de Belém já não puxava uma destas desde o referendo da ivg, com o seu célebre ‘é proibido mas pode-se fazer’.
O Presidente da República consegue esse feito épico de ser #classista/#racista e wokista ao mesmo tempo, praticamente concorrendo com o vivo/morto do gato de schrödinger. Já sabíamos que entre selfies e verborreias o PR é quase omnipresente. Agora conhecemos-lhe novo talento secreto, ser a mesma coisa e o seu contrário em tempo real. Parabéns à prima.
Claro que Marcelo queria apenas rapinar o protagonismo de Abril, centrando sobre si holofotes e falatórios. A sua política pudim não é de agora, de resto. Só que hoje casa com uma comunicação social/comentariado político globalmente ainda mais acéfalo do que há uns anos e que desata a discutir freneticamente o rural, o oriental e o colonialismo sem sequer dar conta da flagrante contradição.
Sublinhar a grossa incongruência é fundamental para derrubar o discurso postiço e em falsete sobre as ditas reparações. Não há um fio de cabelo inclusivo em Marcelo que é ainda mais orientalista, snob e possidónio do que hipocondríaco.
Marcelo Rebelo de Sousa deve o seu nome a Marcello Caetano, padrinho de casamento dos seus pais. O seu pai foi até o último governador colonial de Moçambique. Aliás, Baltazar Rebelo de Sousa, ministro do Ultramar, teve a tutela do Campo de Concentração do Tarrafal. Esta semana, o seu filho está no #Tarrafal celebrando a libertação dos presos políticos desse campo de concentração, a 1 de Maio de 1974. É esta a verdadeira reparação que o presidente da república quer ou tem que fazer – as contas e acertos com o seu próprio passado e não com o meu ou o seu, caro leitor. Já sabíamos que o PR confunde, com frequência, o bem nacional com o seu bem pessoal. Mas isto é demais.
Todo o meu artigo para o @jornalsol aqui 👇🏼
https://sol.sapo.pt/2024/05/03/intoxicacao-alimentar/ | Posted on 06/May/2024 13:43:00
Check out the latest gallery of Joana Amaral Dias



