Chris Flores Instagram – Continuação posto anterior…
Às margens do rio Danúbio, a poucos passos do Prédio do Parlamento Húngaro, está o emocionante monumento que homenageia os judeus húngaros mortos por membros da milícia da Cruz Flechada, um partido que compartilhava as mesmas ideias do partido nazista de Hitler.
Entre os anos de 1944 e 1945, Ferenc Szálasi, aliado dos nazi alemães, governou a Hungria e foi o responsável direto pelo assassinato coletivo de aproximadamente 15 mil judeus, além de enviar 80 000 pessoas, incluindo muitas mulheres, crianças e idosos, da Hungria para a morte no campo de concentração de Auschwitz. Após a guerra, Szálasi e outros líderes da Cruz Flechada foram julgados como criminosos de guerra pelos tribunais soviéticos.
Adultos e crianças eram executados em Budapeste às margens do rio Danúbio. Antes de serem alvejadas e levadas pela correnteza, eram obrigados a ficar enfileirados e a retirar os sapatos, bens de valor à época. O Memorial Sapatos às Margens do Danúbio é uma homenagem do cineasta Can Togay, produzido pelo escultor Gyula Pauer, aqueles que sofreram durante o período nazista na capital. A obra, feita em 2005, mostra cerca de 60 pares de sapatos de ferro, de homens e mulheres, modelados ao estilo da década de 40. Alguns visitantes, sensibilizados, deixam flores e recados dentro dos sapatos.
Continua no próximo post…
📷 @ricorreafoto | Posted on 08/Apr/2024 20:35:00