Nuno Markl Instagram – Há perto de dois anos que andam uns senhores a bater-me à porta a tentar convencer-me a comprar tapetes persas. Um deles, antes que eu conseguisse processar o que estava a acontecer, entrou-me pela casa adentro e estendeu-me um no chão, ao mesmo tempo que me metia nas mãos um papel com o NIB dele e ia baixando o preço a cada “não” meu e me dizia para fazer a transferência na opção “Urgente”, senão ia demorar dias a processar. Mesmo com os meus nãos, deixou cá um tapete e pirou-se. Depois voltou cá – eu tinha ido trabalhar para Lisboa – a perguntar se eu já tinha feito a transferência. Por um tapete que eu lhe disse que não ia comprar. Pelo meio de tudo, dizia que era meu fã. Quando lhe perguntei como me chamo, ele respondeu “Então, é o Alvim”.
Esse senhor acabou por vir buscar o tapete. Na rua, já com ele enrolado, vira-se uma última vez para trás e tenta de novo. Não.
Daí a uns meses aparece outro senhor, com os mesmos tapetes. Disse-me que o outro tinha falecido e que ele tinha assumido agora a sua missão. “A missão de continuar a tentar vender-me tapetes enquanto eu digo que não?”, perguntei. Lá insistiu, lá baixou preços, lá disse que não.
Hoje, estou eu a trabalhar em casa, ouço a campainha do portão. Suspeitei que não ganhava nada em ir ver quem era. Foi então que começaram palmas e urros. Era o senhor dos tapetes. “Como está, meu amigo, está bom? Eu sei que me vai dizer que não, mas queria que visse um tapete que tenho ali no carro.”
Expliquei pela 3923892a vez que não tenho casa para tapetes persas. E que estou a trabalhar. E que o meu tempo é precioso e não posso perdê-lo a fazer-lhe o favor de contemplar um tapete. Foi a correr ao carro. “Dê-me só um instante! Só um instante!”
Estendeu-me o tapete no passeio, à frente da minha casa. Não sei que epifania ele esperava que eu tivesse perante aquele tapete – diria que até era mais feio que todos os anteriores. Disse-lhe que não estava interessado. Ele respondeu: “Olhe, vou cometer uma loucura”. Neste ponto temi, por instantes, que ele nos matasse aos dois. Mas não – a loucura foi só, uma vez mais, descer o preço do tapete.
Sinto que ainda não está tudo dito sobre estes senhores, os tapetes e eu. | Posted on 15/Jun/2024 19:19:17