Rita Lobo

Rita Lobo Instagram – Há dez anos, eu venho trazendo a ciência pra cozinha numa parceria com o @nupensusp. Mas esta semana, em Londres, eu trouxe um pouco da cozinha pro maior evento científico da área da alimentação: o Congresso Mundial de Nutrição e Saúde. 

Apresentei pra cientistas do mundo todo os projetos que o Panelinha faz em defesa da comida de verdade. E foi uma experiência riquíssima, inédita, cheia de trocas. 

Viva essa parceria, prof. Carlos Monteiro e prof. Patricia Jaime! É uma honra poder estar pertinho de vocês. 

Agora, me conta nos comentários o que mudou na sua alimentação desde que começou a me acompanhar? Passou a cozinhar mais e dar mais valor pra comida de verdade? Consome menos ultraprocessados? Quero saber!

#ReceitaPanelinha
#RitaLobo
#ComidaDeVerdade
#ReceitaPratica | Posted on 15/Jun/2024 01:56:45

Rita Lobo Instagram – As receitas do Panelinha chegam até a sua cozinha por muitos caminhos: pelo site, pelos livros, pela TV, pelos cursos, por um link enviado por WhatsApp, pelos stories, por um vídeo do YouTube. Mas elas sempre começam no mesmo lugar: nos testes da Cozinha Panelinha e na base científica da nossa parceria com o @nupensusp, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP. Tem muita pesquisa e conhecimento acadêmico nesse trabalho!

Eu já falei muito aqui desse encontro do Panelinha com o NUPENS. É uma relação mais do que especial. Teoria e prática andando juntas pra defender a comida de verdade e garantir alimentação saudável nas suas refeições.

Neste vídeo, que foi gravado na casa do NUPENS, a Faculdade de Saúde Pública da USP, você fica sabendo como essa parceria começou. No canal Panelinha no YouTube tem mais desse bate-papo.

Mas antes, deixa eu contar um pouquinho quem são os professores Carlos Monteiro e Patrícia Jaime. (Eu sei que já falei deles pra você algumas vezes. Mas eu acho os dois incríveis e não canso de contar isso pra todo mundo.)

O professor Carlos Monteiro é quem criou o termo ultraprocessado e a classificação dos alimentos por grau de processamento. Ele é o organizador do Guia Alimentar para a População Brasileira e é um dos cientistas mais citados do mundo. É professor sênior da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenador-emérito do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, o NUPENS/USP, parceiro científico do Panelinha.

A professora Patrícia Jaime é a coordenadora científica do NUPENS/USP, professora titular e vice-diretora da Faculdade de Saúde Pública da USP, com pós-doutorado no NUPENS/USP e na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Ela integrou a equipe que elaborou o Guia Alimentar para a População Brasileira. Aliás, foi a Patrícia quem articulou, enquanto trabalhava no Ministério da Saúde, a reformulação do Guia, esse documento revolucionário, que completa 10 anos no ano que vem.

Check out the latest gallery of Rita Lobo